You are currently viewing Serviços Cloud – Um aliado do seu negócio

Serviços Cloud – Um aliado do seu negócio

Antes da existência dos serviços cloud, eram necessárias conexões materiais (hardwares) para se armazenar, compartilhar ou instalar softwares em computadores, fazer backups de arquivos e aplicações como:  CDs para instalar programas de computador, HDs ,  Pendrives.  Nos dias de hoje este cenário mudou de forma evolutiva, os serviços em nuvem revolucionaram todo o sistema de hospedagem e compartilhamento de aplicações. 

Nos últimos anos os serviços Cloud têm-se tornado um diferencial para o crescimento de muitas empresas.

Cloud computing, como infra-estrutura oferece serviços, onde os recursos podem ser compartilhados e armazenados de forma segura, permitindo o acesso a partir de qualquer lugar do mundo. Os utilizadores acedem servidores remotos de armazenamento, bancos de dados e outros serviços de aplicativos, usando apenas um computador e uma conexão de rede via internet, sem a necessidade de fazer download de nenhum recurso. Estes servidores são utilizados para conectar os dispositivos dos utilizadores aos recursos oferecidos por aplicações e sistemas que estejam hospedados dentro da infra-estrutura. A aquisição deste serviço oferece vantagens aos utilizadores em geral.

Saiba mais sobre os tipos de nuvem

Apresentamos alguns conceitos básicos relacionados com os tipos de nuvens existentes na cloud computing denominados nuvem públicaprivada e híbrida
  • Nuvem pública: É aberta para as empresas e utilizadores singulares, qualquer um pode utilizá-la, sendo de propriedade de um provedor de serviços de nuvem, oferecendo armazenamento e processamento.
  • Nuvem privada: É projectada e operada exclusivamente por uma empresa. Tem um custo mais elevado, mas tem escalabilidade e segurança como benefícios. Tem uma grande flexibilidade e capacidade de adaptação a mudanças.
  • Nuvem híbrida: É a combinação dos dois modelos da nuvem, a pública e a privada. Este modelo tem como vantagem a utilização de recursos da nuvem pública e manter dados sigilosos na parte privada.

É de suma importância que antes da aquisição do serviço, deve-se fazer uma avaliação para ver qual das opções vai de encontro com as suas necessidades, a solução a ser implementada deve ser compatível e devendo ser feita uma avaliação dos custos do serviço.

Quais  as vantagens da cloud computing?

  • Redução de custo como servidores, aplicações, equipamentos de roteamento etc. 
  •  Aumento da capacidade dos serviços de acordo com a necessidade do negócio.
  • Segurança total dos dados
  • Recuperação de desastres
  • Pagamento pelo que se usa (on demand)

Na aquisição deste serviço o utilizador estará focado apenas no seu negócio, sendo que a parte da infra-estrutura é da responsabilidade do provedor do serviço. 

Os utilizadores que adquirem este serviço normalmente comportam sistemas de backup, recuperação de desastres e estruturas robustas para que esse risco seja menor.

Ofertas em Cloud Computing 

A Cloud computing começou por oferecer o SaaS (Software como Serviço), posteriormente acrescentou ao seu portfólio as soluções IaaS (Infra-estrutura como Serviço) e PaaS (Plataforma como Serviço), entregues pela Cloud Privada, Pública e Híbrida. Os serviços em nuvem têm aumentado a cada ano de forma rápida.

SaaS (Software como Serviço): É quando não é necessário a instalação física de um software na sua máquina para utilizá-lo, podendo o software ser utilizado directamente no seu browser, como é o caso de leitores de e-mail.

IaaS (Infra-estrutura como Serviço): As empresas não precisam ter grandes parques de servidores em máquinas físicas, porque com a IaaS, grande parte da infra-estrutura passa a ser da responsabilidade do provedor de serviço. 

PaaS (Plataforma como Serviço): O serviço oferece uma plataforma para desenvolvimento, testes e execução de aplicações, até a hospedagem de um sistema é feito via internet.

DRaaS (Recuperação de Desastres como Serviço): Com esse serviço, os servidores, dados e aplicações são replicados para que em caso de desastres, como falha no sistema de arquivos ou perda de dados a recuperação seja feita de forma rápida.

CaaS (Comunicação como Serviço): É quando as soluções de comunicação, tais como VoIP, mensagens e streaming de vídeos são oferecidas como serviço.

Onde e como posso obter o serviço? 

Depois de conhecer o nosso artigo sobre Cloud Computing, saiba que a MSTelcom por meio da plataforma Azure Stack oferece uma solução integrada que permite obter analítica, base de dados, armazenamento no modelo de Nuvem Pública garantindo a total segurança dos seus dados e a redução de custos, tanto para alavancar o seu negócio ou para uso individual. 

Analise as suas necessidades e adquira o serviço MSTCloud da MSTelcom ou poderá optar por outro serviço do nosso catálogo que podem ser fundamentais para o seu negócio, levando em consideração o investimento que pretende fazer. 

Quer conhecer nossos serviços cloud? Clique aqui para falar connosco agora mesmo!

Fontes:

https://azure.microsoft.com/pt-br

https://rockcontent.com/br

https://www.softwareone.com

Deixe um comentário