Nuvem Pública (Public Cloud)

Nuvem Pública (Public Cloud)

Ao contrário das nuvens privadas geridas localmente, as Nuvens Públicas ou Public Clouds podem salvar as empresas dos altos custos de compra, gerenciamento e manutenção de hardware local e infraestrutura de aplicativos – o provedor de serviços de nuvem é responsável por todo o gerenciamento e manutenção do sistema. Embora as questões de segurança sejam um tópico em ambientes de nuvem pública, quando implementada corretamente, a nuvem pública pode ser tão segura quanto a implementação de nuvem privada gerenciada de forma mais eficaz se o provedor usar métodos de segurança adequados, como sistemas de detecção e prevenção de intrusão (IDPS).

Tudo que você precisa saber

Os principais benefícios da nuvem pública são os seguintes:
  • Redução de investimento e manutenção de recursos próprios de TI locais;
  • Escalabilidade para atender às demandas da carga de trabalho e do utilizador;
  • Redução de recursos desperdiçados porque os clientes pagam apenas pelo que usam

Como funciona a nuvem pública (public cloud)?

A nuvem pública é uma abordagem alternativa de uso de TI às arquiteturas de TI locais tradicionais. No modelo básico de computação em nuvem pública, um provedor terceirizado hospeda recursos de TI escalonáveis ​​e sob demanda e entrega-os aos utilizadores por meio de uma conexão de rede, seja pela Internet pública ou por uma rede dedicada.

O modelo de nuvem pública abrange muitas tecnologias, capacidades e recursos diferentes. 

Em sua essência, no entanto, uma nuvem pública (public cloud) consiste nas seguintes características principais:

  • Computação sob demanda e auto-atendimento; 
  • Agrupamento de recursos;
  • Escalabilidade e elasticidade rápida;
  • Pagamento por uso;
  • Serviço medido;
  • Resiliência e disponibilidade;
  • Segurança e amplo acesso à rede.

Benefícios e desafios da computação em nuvem pública (public cloud)

Benefícios

A nuvem tem muitas vantagens sobre a TI local:

Acesso às novas tecnologias. As organizações que usam grandes provedores de nuvem obtêm acesso rápido e instantâneo às tecnologias mais recentes do setor de TI, que vão desde aplicativos actualizados automaticamente até aprendizado de máquina e IA. Muitos clientes da nuvem não têm recursos para obter esse acesso por conta própria.

Escalabilidade virtualmente ilimitada. A capacidade e os recursos da nuvem se expandem rapidamente para atender às demandas dos utilizadores e picos de tráfego. Os utilizadores da nuvem pública também alcançam maior redundância e alta disponibilidade devido aos vários locais de nuvem separados logicamente dos provedores. Além de redundância e disponibilidade, os utilizadores da nuvem pública recebem conectividade mais rápida entre os serviços da nuvem e os utilizadores finais por meio das interfaces de rede do provedor – embora os problemas de largura de banda e latência ainda sejam comuns.

Flexibilidade. A natureza flexível e escalonável do armazenamento em nuvem pública permite que os utilizadores armazenem grandes volumes de dados e os acedam facilmente. Muitas organizações contam com a nuvem para recuperação de desastres, para fazer backup de dados e aplicativos em caso de emergência ou interrupção. É tentador armazenar todos os dados indefinidamente, mas os utilizadores devem definir uma política de retenção de dados que exclua regularmente os dados antigos do armazenamento para evitar custos de armazenamento de longo prazo e para manter a privacidade.

Análise. As organizações devem reunir métricas úteis sobre os dados que armazenam e os recursos que usam. Fazer isso apresenta outro benefício – análise de dados em nuvem. Os serviços de nuvem pública podem realizar análises em grandes volumes e acomodar uma variedade de tipos de dados para apresentar insights de negócios

Outros benefícios da nuvem pública incluem o acesso à infraestrutura confiável do provedor e a abstração de tarefas de gerenciamento de sobrecarga. Isso permite que a equipe de TI se concentre nas tarefas mais importantes para os negócios, como escrever código para aplicativos.

Desafios

Embora a nuvem pública apresente muitas vantagens, as organizações também enfrentam uma série de desafios e devem separar os mitos da computação em nuvem da realidade:

Custos Descontrolados. Custos de nuvem e modelos de preços cada vez mais complexos tornam difícil para as organizações controlar os gastos de TI. A nuvem costuma ser mais barata do que as opções locais, mas as organizações às vezes acabam por pagar mais pela nuvem. Taxas caras de saída de dados tornam o orçamento de nuvem ainda mais desafiador.

Experiência em nuvem escassa. Outro desafio é a lacuna de habilidades entre os profissionais de TI no setor de computação em nuvem. As empresas lutam para contratar e reter funcionários com experiência na criação e gerenciamento de aplicativos modernos em nuvem. Sem esse conhecimento, as organizações ficam mal equipadas para lidar com as complexidades das demandas de TI modernas. Os profissionais de TI que desejam preencher essas funções podem se preparar melhor para as oportunidades de carreira, ajustando suas habilidades na nuvem em áreas como arquitetura, operações e codificação.

Controles limitados. Os utilizadores da nuvem pública também enfrentam a desvantagem do controle limitado sobre sua camada de TI, uma vez que o provedor pode decidir quando e como gerenciar as configurações. Outros desafios da nuvem pública incluem problemas de separação de dados devido à multi-locação, problemas de latência para utilizadores finais remotos e adesão a regulamentações específicas do setor e do país.

As ferramentas e estratégias de gerenciamento de nuvem podem ajudar as organizações a enfrentar alguns desses desafios da nuvem pública e otimizar o uso dos recursos e custos da nuvem. Para começar, até mesmo uma compreensão geral dos fundamentos da nuvem é útil. Teste seu conhecimento sobre nuvem para ver quais lacunas você pode precisar preencher.

Quer conhecer nossos serviços cloud? Clique aqui para falar conosco agora mesmo!

Deixe uma resposta