You are currently viewing 1ª Conferência de Tecnologia e Inovação ITC – Oil&Gas Smart Solution Summit

1ª Conferência de Tecnologia e Inovação ITC – Oil&Gas Smart Solution Summit

A MSTelcom, empresa líder no mercado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação do sector Oil & Gas, realizou no passado dia 23 de Novembro de 2022, a 1ª conferência de Tecnologia e Inovação ITC Oil & Gas Smart Solution Summit, sob a chancela “Mais e melhores comunicações para o negócio”, iniciativa que juntou importantes figuras dos sectores de petróleo e gás e das tecnologias de informação e comunicação.

O evento foi prestigiado com as ilustres presenças do Secretário de Estado de Petróleo e Gás, EngºJosé Barroso, em representação do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Engº Diamantino de Azevedo, Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Social, EngºMário Oliveira, o PCA da Sonangol EP, Engº Gaspar Martins, membros do Conselho de Administração da Sonangol e de representantes das instituições públicas, empresas no sector e Parceiros Estratégicos, tendo sido recepcionados pela PCE da MSTelcom, a Engª Felisberta de Jesus.

No acto o Secretário de Estado de Petróleo e Gás, Engº José Barroso, frisou que actualmente nos encontramos na era da tecnologia e inovação, dos processos de transformação digital a base para o incremento da produtividade e rentabilidade, sem perder de vista o alinhamento com a agenda sustentável do séc. XXI. Na mesma senda, realçou que a iniciativa da MSTelcom em criar este fórum de soluções TIC para o sector de Oil & Gas é uma excelente oportunidade para se criar parcerias e desenvolver o sector.

O Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Engº Mário Oliveira, iniciou a sua apresentação fazendo uma introdução sobre a trajectória da MSTelcom e realçou a importância da formação de quadros e a proximidade com a comunicação social para que se saiba o que está a ser desenvolvido.

De seguida, a PCE Engª Felisberta de Jesus, abordou sobre o estudo interno feito pela MSTelcom, onde mencionou que as empresas do sector Oil & Gas atravessam desafios tecnológicos como, a questão de infraestrutura de Telecom e TI, a busca de Soluções e Plataformas para aumentar a produtividade das equipas, Segurança Cibernética e Experiência Digital.

De igual modo, foram abordados os temas: Conexões Com Baixa Latência para Redução do OPEX, o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning para expandir oportunidades e reduzir custos, Digital Oil Field, Soluções e Desafios de Cyber Segurança no Oil & Gas, que foram apresentados pelos parceiros da MSTelcom, nomeadamente a INTELSAT, MINT, HUAWEI, Check Point.

Decorreu em formato de mesa redonda o debate sobre o tema “Os Desafios das TIC´s nas operações diárias no setor Oil & Gas”, onde marcaram presença representantes das empresas  ExxonMobilAngola, UNNEP, SONILS e a INTER OIL ANGOLA.

O acto de encerramento coube ao PCA da Sonangol EP, Engº Gaspar Martins, que fez breves considerações sobre do evento, tendo enfatizado a importância do mesmo e encorajou a promoção das TIC´s no Sector Oil & Gas.

Deixe um comentário